Historia da Contabilidade

Você conhece a historia da contabilidade no Brasil?

A contabilidade é uma profissão muito antiga, mas a profissão foi regulamentada pela primeira vez por volta de 1.770 que foi expedida por Dom José, rei de Portugal, onde exigia se o registro de matricula para aqueles que trabalhavam na área. O primeiro nome que foi recebido para o profissional foi o de Guarda-livros, que foi utilizado até meados de 1970.

Para ser um guarda livros, era necessário o curso de comércio, em 1927 foi inaugurada o Conselho perpétuo, o inicio do que seria o Conselho Federal e Regional de Contabilidade.

Em 1930 acontece a primeira conquista da classe contábil, a regulamentação da profissão com o Decreto Federal 20.158, nesta época é criado o curso de contabilidade para a formação de Guarda-livros e Peritos Contábeis.

Hoje somos chamados de contadores, figura essa que é responsável pela área patrimonial das empresas, estuda as Leis que dizem respeito ao patrimônio, datas, prazos de impostos e que ajudará no crescimento das empresas.

O papel do contador é fundamental na vida de uma empresa e hoje é necessário que sejamos um consultor não somente um guarda-livros, demonstrar habilidade, competência e assessorar sempre.

Comments

  1. Jake

    Não conhecia a história não! Super interessante!
    E é uma profissão super importante! Ainda mais com a frequência que as leis do nosso país mudam e a necessidade de controlar corretamente nosso financeiro e de nossas empresas! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *